Tribuna Livre

Secretária da Educação de Socorro esclarece dúvidas sobre a entrega dos kits escolares aos alunos da rede pública municipal
Postado em 24/05/2019

Ao fazer uso da tribuna livre da Câmara Municipal, na última segunda-feira (20), a secretária da Educação de Socorro, Flávia Maria Teixeira Beneduzzi, esclareceu dúvidas sobre o atraso na entrega dos kits escolares aos alunos da rede pública municipal.

O atraso da entrega dos kits havia sido questionado pelo vereador Marcelo José de Faria (PSDB) em sessão anterior.

Flávia Beneduzzi, ao fazer uso da palavra, explicou que a entrega do material “não depende, exclusivamente,” da Prefeitura, mas “do Governo Estadual”.

Segundo Beneduzzi, normalmente, o pedido dos kits é sempre feito pela prefeitura ao Governo do Estado no meio do ano anterior.

Porém, os kits escolares foram entregues em maio, de acordo com a secretária, devido ao atraso do governo estadual em repassar os materiais.

“A gente fica esperando a entrega que parte do governo estadual”, contou a secretária. “Assim que chega [o kit escolar] a gente já disponibiliza”.

A secretária também ressaltou que “em nenhum momento a Prefeitura deixou de medir esforços para que esse kit chegasse a tempo” para os alunos.

Após a exposição da secretária, o vereador Marcelo Faria afirmou que no “ano passado [o kit escolar] também foi entregue em maio”.  “Eu não concordo com essa data”, disse Faria.

"A gente também acha que realmente demorou e que maio não é uma data adequada", explicou a secretária, que ressalvou, novamente, que os kits foram entregues neste período devido ao atraso por parte do governo estadual.

Ao responder a pergunta feita pela vereadora Edeli de Fátima Antunes de Almeida (PMB), a secretária informou que o município recebeu e já entregou todos os kits escolares aos alunos do ensino infantil. Os demais ensinos, segundo a secretária, a Secretaria Municipal da Educação está aguardando o governo estadual repassar os kits para o município.

O vereador Lauro Aparecido de Toledo (PTB) agradeceu a secretária pelos esclarecimentos prestados e propôs que os vereadores se unam para cobrar do governo estadual maior agilidade na entrega dos kits.

"A gente deve se mobilizar, não só nós [vereadores], mas os demais municípios, para estarmos cobrando um empenho maior da Secretaria [da Educação] do Estado e do governador para que esses kits cheguem no tempo adequado, antes de iniciar o ano letivo", sugeriu Lauro Aparecido.

O presidente da Casa, João Pinhoni Neto (DEM), também agradeceu a presença da secretária e se prontificou a ir a Secretaria da Educação em caso de dúvidas. “Toda vez que a gente tiver qualquer dúvida pode ter certeza que a gente vai lá [na Secretaria da Educação] para se inteirar do problema", afirmou.

"A Secretaria Municipal da Educação está de portas abertas para dúvidas e esclarecimentos à população em geral no que tange ao ensino e bem-estar de nossos educandos", tinha ressaltado anteriormente Flávia Beneduzzi, ao término da exposição feita por ela.

“Kit uniforme”
O vereador Marcelo Faria sugeriu também, na sessão anterior, que fosse estudada pela prefeitura a possibilidade de distribuir uniformes escolares aos alunos da rede pública municipal.

De acordo com Flávia Beneduzzi, a Secretaria da Educação está estudando a possibilidade e buscando recursos para que a distribuição de uniformes aos alunos seja implantada no município. Porém, segundo ela, “cortes financeiros na Educação por parte do Governo Federal” podem dificultar a implantação dessa ideia.