Sessão Solene

Prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos tomam posse em solenidade na Câmara Municipal
Postado em 08/01/2021

Os vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos tomaram posse do mandato na última sexta-feira (1), durante sessão solene realizada na Câmara Municipal.

A solenidade ocorreu sem a presença do público, conforme o Ato da Presidência n.º 26 de 2020, que atende às novas medidas restritivas anunciadas pelo Governo Estadual para conter o avanço da pandemia de covid-19 no estado.

Cerimônia de Posse

Conforme o regimento interno do Legislativo Municipal, o vereador mais votado na última eleição, Marco Antonio Zanesco (PTB), assumiu de forma temporária a presidência da sessão de posse.

Ainda no início da solenidade, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padre Nei de Oliveira Preto, e o pastor Robson de Menezes, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, fizeram uso da palavra.

Em seguida, os eleitos prestaram o compromisso e assinaram o termo de posse.

Desta forma, Marco Zanesco, como presidente em exercício, declarou empossado no cargo o prefeito Josué Ricardo Lopes e o vice-prefeito Henrique Cezar Coutinho da Rocha, assim como os vereadores.

Assumiram também o mandato para o quadriênio 2021-2024 os vereadores Airton Benedito Domingues de Souza (MDB), Alexandre Aparecido de Godoi (PSD), Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Marcelo José de Faria (PSDB), Marco Antonio Zanesco (PTB), Osvaldo Brolezzi (MDB), Thiago Bittencourt Balderi (PSDB), Tiago de Faria (Republicanos) e Willhams Pereira de Morais (PTB).

Estiveram também presentes na cerimônia de posse o ex-prefeito André Eduardo Bozola de Souza Pinto e o ex-vice-prefeito Edelson Cabral Tevez.

Mesa Diretora

Após a posse dos eleitos, aconteceu a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2021-2022.

Foi realizada uma votação para cada cargo da Mesa Diretora, que é composta pelo presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. Os vereadores, um por vez, assinalaram o voto na cédula de votação e, em seguida, declararam o mesmo de forma verbal.

Segundo secretário

Para segundo secretário, foi eleito o vereador Osvaldo Brolezzi (MDB) com seis votos dos nove vereadores.

Brolezzi recebeu, além do próprio voto, os votos dos vereadores, Airton Benedito Domingues de Souza (MDB), Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Marco Antonio Zanesco (PTB), Tiago de Faria (Republicanos) e Willhams Pereira de Morais (PTB).

Os outros votos foram para o vereador Marcelo José de Faria (PSDB), que recebeu, além do próprio voto, o voto dos vereadores Alexandre Aparecido de Godoi (PSD) e Thiago Bittencourt Balderi (PSDB).

Primeiro secretário

Já para ao cargo de primeiro secretário foi eleito o vereador Tiago de Faria (Republicanos) também com seis votos.

Faria recebeu, além do próprio voto, os votos dos vereadores, Airton Benedito Domingues de Souza (MDB), Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Marco Antonio Zanesco (PTB), Osvaldo Brolezzi (MDB) e Willhams Pereira de Morais (PTB).

Os outros votos foram para o vereador Alexandre Aparecido de Godoi (PSD), que recebeu, além do próprio voto, o voto dos vereadores Marcelo José de Faria (PSDB) e Thiago Bittencourt Balderi (PSDB).

Vice-presidente

Com seis votos também foi eleito para vice-presidente o vereador Marco Antonio Zanesco (PTB), que recebeu o próprio voto e os votos dos vereadores, Airton Benedito Domingues de Souza (MDB), Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Osvaldo Brolezzi (MDB), Tiago de Faria (Republicanos) e Willhams Pereira de Morais (PTB).

O vereador Thiago Bittencourt Balderi (PSDB) recebeu, além do próprio voto, o voto dos vereadores Alexandre Aparecido de Godoi (PSD) e Marcelo José de Faria (PSDB).

Presidente

Também com seis votos foi eleito para presidente o vereador Willhams Pereira de Morais (PTB), que já esteve à frente da presidência da Casa em 2007 e 2008.

Além do próprio voto, Willhams de Morais, recebeu o voto dos vereadores Airton Benedito Domingues de Souza (MDB), Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Marco Antonio Zanesco (PTB), Osvaldo Brolezzi (MDB) e Tiago de Faria (Republicanos).

Os vereadores Alexandre Aparecido de Godoi (PSDB) e Marcelo José de Faria (PSDB) receberam o próprio voto.

O vereador Thiago Bittencourt Balderi (PSDB) votou no vereador Marco Antonio Zanesco (PTB). Porém, Zanesco já havia sido eleito para o cargo de vice-presidente. Assim, o voto foi considerado nulo, pois conforme o regimento interno da Casa, o vereador eleito para um dos cargos da Mesa Diretora terá vedado o seu nome para o cargo seguinte.