Abertura da Sessão Legislativa de 2021

Legislativo socorrense recebe prefeito e vice-prefeito e apresenta diversas proposituras na primeira sessão ordinária do ano
Postado em 04/02/2021

A convite do presidente da Casa, vereador Willhams Pereira de Morais (PTB), a abertura da Sessão Legislativa de 2021 contou com as presenças do prefeito municipal Josué Ricardo Lopes e do Vice-Prefeito Henrique Cézar Coutinho da Rocha, os quais ocuparam lugar de honra na Mesa Diretora. Durante a sessão ordinária, realizada na última segunda-feira (1), foram apresentadas diversas proposituras.

Estiveram presentes, além do presidente da Casa, o primeiro-secretário Tiago de Faria (Republicanos), o segundo-secretário Osvaldo Brolezzi (MDB) e o vice-presidente Marco Antonio Zanesco (PTB), além dos vereadores Airton Benedito Domingues de Souza (MDB), Alexandre Aparecido de Godoi (PSD), Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Marcelo José de Faria (PSDB) e Thiago Bittencourt Balderi (PSDB).

Relação entre os poderes
O prefeito fez um pronunciamento, no qual ressaltou a importância da boa relação. Disse que a relação entre os poderes instituídos deve ser harmoniosa e buscar essencialmente a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do que depender do Executivo, trabalharão em conjunto buscando estreitar as relações, priorizando sempre o bem estar da população. Dirigiu-se aos vereadores comprometendo-se em estar aberto para ouvir as sugestões dos parlamentares.

Após o pronunciamento do prefeito, o presidente da Casa, vereador Willhams Pereira de Morais (PTB), também se pronunciou e reiterou o compromisso assumido com o povo socorrense destacando a importância do trabalho conjunto entres os Poderes Executivo e Legislativo, em prol da qualidade de vida da população.

"Precisamos trabalhar todos juntos, em união, com novas concepções, novos olhares, priorizando a gestão democrática para superarmos as adversidades e construirmos um município melhor e maior, oferecendo novas oportunidades e qualidade de vida para a população”, ressaltou Morais.

"Firmo, inclusive, o meu compromisso com o senhor prefeito de fazer com que os poderes atuem de forma independente, com relações serenas e sóbrias, mas com austeridade”, garantiu o presidente do Legislativo Municipal.

Expediente
Foram apresentados pelos vereadores, nesta sessão, seis projetos de lei, treze requerimentos, três pedidos de informação e cinquenta e quatro indicações, sugerindo medidas de interesse público ao Executivo Municipal sendo, ainda que foram encaminhados pelo prefeito quatro projetos.

Concessão de Auxílio Transporte a estudantes
Foi encaminhado pelo prefeito municipal o Projeto de Lei nº 09, alterando a Lei Municipal n.º 3.743/2013, que dispõe sobre a concessão de Auxílio Transporte a estudantes de cursos de nível técnico e superior (universitário) e dá outras providências.

Proposições de homenagem e de reconhecimento
O vereador Airton Benedito Domingues de Souza (MDB) solicitou à Presidência da Câmara a realização de sessão solene em homenagem aos profissionais da saúde, por meio da Resolução n.º 03/2017, que instituiu a “Medalha Francisco Alves Bezerra”. O vereador Tiago de Faria (Republicanos) apresentou o projeto de lei nº 04/2021, que dispõe sobre a proteção de patrimônio cultural imaterial socorrense a Corporação Musical Santa Cecília.

Pedidos de Informação
O Presidente da Câmara, vereador Willhams Pereira de Morais (PTB), apresentou dois pedidos de informação ao prefeito, respectivamente, um sobre o Plano Municipal de Imunização - Vacinação contra o COVID-19 e, o outro, sobre as providências tomadas quanto à queima de fogos por particulares no Reveillon. O vereador Marcelo José de Faria (PSDB) solicitou informações sobre o Jornal Oficial.

Melhorias em estradas do município
Colocado em votação pelo presidente da Casa, foi aprovado requerimento de autoria de todos os vereadores para cobrar do Governo Estadual a destinação de recursos financeiros e melhorias em estradas do município, em especial na Rodovia SP 008 – Pedro Astenori Magliani (Capitão Bardoino). Os vereadores cobraram reparo dos trechos degradados e da sinalização horizontal e vertical.

Estrada Socorro/Munhoz
Ainda, por meio do Requerimento nº 10/2021 foi solicitado ao Governo Estadual recursos financeiros para a pavimentação asfáltica da estrada municipal que liga o Bairro do Rio do Peixe ao Bairro das Correntes. Este trecho faz parte da estrada que liga os municípios de Socorro e Munhoz/MG.