Sessões Ordinária e Extraordinária

Vereadores aprovam projeto que institui programa “Adote Uma Nascente” no município
Postado em 04/03/2021

Duas sessões, uma ordinária e outra extraordinária, foram realizadas na última segunda-feira (1), na Câmara Municipal da Estância de Socorro. Na ocasião, os vereadores aprovaram, entre outros, um projeto que permite a “adoção” de nascentes do município por pessoas físicas e jurídicas com o objetivo de preservação desses bens ambientais.

Foram aprovados também mais dois projetos de lei e doze requerimentos. Os parlamentares ainda encaminharam 27 indicações e um pedido de informação ao Poder Executivo Municipal.

Estiveram presentes às sessões o presidente da Casa, vereador Willhams Pereira de Morais (PTB), o primeiro-secretário Tiago de Faria (Republicanos), o segundo-secretário Osvaldo Brolezzi (MDB) e o vice-presidente Marco Antonio Zanesco (PTB), além dos vereadores Airton Benedito Domingues de Souza (MDB), Alexandre Aparecido de Godoi (PSD), Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Marcelo José de Faria (PSDB) e Thiago Bittencourt Balderi (PSDB).

“Adote Uma Nascente”

O Projeto de Lei n.º 12 de 2021, de autoria do vereador Airton Benedito Domingues de Souza (MDB), aprovado por todos os vereadores, institui no município o programa “Adote Uma Nascente”.

O programa, segundo o texto do projeto, tem o objetivo de promover a recuperação das nascentes, situadas em áreas públicas degradadas e preservar as que se mantêm intactas.

Ainda conforme o texto do PL n.º 12/2021, fica a cargo do Poder Executivo a regulamentação das disposições do projeto.

Rua José Fernandes de Souza

Foi aprovado também o Projeto de Lei n.º 10 de 2021, de iniciativa do prefeito Josué Ricardo Lopes, que revoga a Lei n.º 3.995 de 2016.

Outra propositura aprovada foi o Projeto de Lei n.º 11 de 2021, também de autoria do prefeito, que denomina como “Rua José Fernandes de Souza – Quinzote” a estrada que se inicia na Rua Justino Tavares de Toledo, ao lado direito, sentido Centro – Bairro do Salto.

Reconhecimento

Em razão do aniversário de 36 anos da Guarda Civil Municipal de Socorro, comemorado em 1º de março, ao fazerem uso da palavra, os vereadores parabenizaram a corporação pelo trabalho desempenhado no município.

Os vereadores Willhams Pereira de Morais (PTB) e Osvaldo Brolezzi (MDB), por meio de requerimento aprovado por todos os edis, solicitaram que fosse constado em ata um voto de congratulação à corporação.

Foi constado em ata também votos de congratulação ao 3.º Pelotão da 2ª Cia. do 34.º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pela operação “Interior Mais Seguro”.

Receberam também votos de congratulação a Drogaria Total, de Socorro, pelo aniversário de cinco anos de inauguração, e os atletas da Equipe Genghini Team BJJ, pelo desempenho no torneio de Jiu Jistu "BJJ Campinas 2021", promovido pela CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo), em 20 e 21 de fevereiro deste ano.

Outros requerimentos

Por meio de requerimentos, os vereadores solicitaram emendas a parlamentares do âmbito estadual e federal, para realização de obra de infraestrutura urbana e para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Socorro.

Foi aprovado também um requerimento do vereador Tiago de Faria (MDB), para solicitar à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo a inclusão de Socorro no Programa Rotas Rurais 2, com o objetivo de promover a manutenção e conservação das estradas rurais do município.

Ainda por meio de requerimentos, de autoria do vereador Willhams Pereira de Morais, foi solicitado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes do Estado de São Paulo a inclusão no projeto “Novas Vicinais” de duas rotas:  uma que abrange os bairros dos Pereiras, Marianos e da Lagoa; e outra que contempla os bairros Camanducaia de Cima, Morais e Lagoa.