Solenidade

Legislativo concede diploma de reconhecimento pelos cem anos do jornal O Município e inaugura placa de denominação do Saguão de Eventos Antonio Fontana Filho.
Postado em 15/10/2021

O jornal O Município de Socorro recebeu da Câmara Municipal da Estância de Socorro um diploma de reconhecimento pelos cem anos de fundação e pelos serviços prestados à comunidade socorrense, durante sessão solene, ocorrida na última quinta-feira (7). Na ocasião, também foi descerrada a placa de denominação do Saguão de Eventos Antonio Fontana Filho, situado no hall de entrada do Núcleo Legislativo.

A honraria concedida ao veículo de comunicação e a denominação do Saguão de Eventos deram-se por meio do projeto de decreto legislativo n.º 3 de 2021 e do projeto de resolução n.º 1 de 2021, respectivamente. Ambas as proposituras são de autoria do vereador e presidente da Casa, Willhams Pereira de Morais (PTB).

Além do Chefe do Legislativo, compuseram a mesa da solenidade o prefeito Josué Ricardo Lopes, o vice-prefeito Henrique Cézar Coutinho da Rocha, o deputado Estadual Barros Munhoz, a ex-prefeita, diretora do jornal até 2009 e viúva de Antonio Fontana Filho, Marisa de Souza Pinto Fontana, a jornalista e atual diretora do O Município, Marisa Souza Pinto Fontana e o presidente da OAB de Socorro, José Franco Craveiro Neto.

Ocuparam a extensão da mesa principal o gerente do jornal O Município, Elias Aparecido Tibúrcio, e as filhas de Antonio Fontana Filho, Ellen Souza Pinto Fontana e Beatriz de Souza Pinto Fontana.

Prestigiaram ainda a sessão solene os vereadores Airton Benedito Domingues de Souza (MDB), Alexandre Aparecido de Godoi (PSD), Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Marcelo José de Faria (PSDB), Osvaldo Brolezzi (MDB), Tiago de Faria (Republicanos) e Thiago Bittencourt Balderi (PSDB).

A Corporação Musical Santa Cecília abrilhantou a solenidade executando os hinos Nacional e da Estância de Socorro. O evento contou também com a apresentação do Conservatório Municipal.

Centenário do O Município

O chefe do Legislativo Municipal, vereador Willhams Pereira de Morais (PTB), ressaltou a qualidade e importância do trabalho desenvolvido pelo O Município durantes os anos. “O jornal O Município em todos esses cem anos nos ensinou como trabalhar com profissionalismo, responsabilidade, inteligência e alto senso crítico. Foi e continuará sendo o responsável por manter a nossa população informada e, sobretudo, engajada”, enfatizou. “Que Deus agracie Socorro com mais cem anos do jornal O Município, transformando para melhor a vida dos nossos cidadãos”, concluiu o vereador, emocionado, ao fazer uso da palavra.

A diretora do O Município Marisa Souza Pinto Fontana agradeceu ao presidente e ao Legislativo Municipal pela homenagem ao jornal e destacou a história do semanário, que há um século veicula notícias da cidade de Socorro. “Qual é o segredo para uma empresa durar tanto tempo? Talvez, a resposta esteja estampada na capa do n.º 1 de 16 de outubro de 1921: ‘Órgão dedicado aos interesses locais’”, lembrou Marisa. “Ninguém alcança um século de informação sem amor, sem compromisso e responsabilidade”, acrescentou a jornalista.

O deputado estadual Barros Munhoz parabenizou o jornal O Município e a equipe do veículo de informação. “Que exemplo que vocês dão, eu vi essa equipe tão fantástica. Que união, que amor”, elogiou o parlamentar. O vice-prefeito Henrique Cézar, que também é jornalista, enfatizou a importância do semanário que garante “o direito do cidadão socorrense de ter um veículo com credibilidade, que informa com verdade e capacidade de apuração.”

Saguão de Eventos Antonio Fontana Filho

O presidente da Casa ainda enfatizou, durante a solenidade, a pessoa que foi Antonio Fontana Filho. Conhecido também como Buka, Fontana Filho dirigiu o jornal O Município por 27 anos, de 1980 a 2007. “Sua inteligência e empatia eram imensuráveis”, rememorou Willhams Morais. “Por isso, hoje, essa comemoração se estende também em uma homenagem ao Buka, com a apresentação da placa que dá o nome ao Saguão de Eventos da Câmara Municipal, como Antonio Fontana Filho”, disse o chefe do Legislativo.

“Ele é o maior responsável de termos chegado neste centenário. Foi visionário, autodidata. Ele ensinou os caminhos. Um bom pai, um bom marido”, contou a diretora do O Município, Marisa Souza Pinto Fontana, filha do homenageado.

O prefeito de Socorro, Ricardo Lopes, falou aos presentes sobre a época na qual trabalhou no O Município e o aprendizado que teve com Antonio Fontana Filho. “O Buka tinha o propósito de educar pessoas, de fazer cidadãos”, contou Lopes. “Aprendi muito com ele”, recordou o chefe do Executivo Municipal.

asessoriaimprensa@camarasocorro.sp.gov.br