Legislativo Municipal

Câmara Municipal realiza abertura da Sessão Legislativa de 2022 com 96 proposituras apresentadas pelos vereadores.
Postado em 10/02/2022

“Declaro aberta a sessão legislativa do ano de 2022”, pronunciou o presidente da Casa, vereador Willhams Pereira de Morais (PTB), na abertura do ano legislativo da Câmara Municipal da Estância de Socorro, durante sessão ordinária, realizada na última segunda-feira (7).

Presentes na ocasião estavam os vereadores Airton Benedito Domingues de Souza (MDB), Alexandre Aparecido de Godoi (PSD), Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Marcelo José de Faria (PSDB), Marco Antonio Zanesco (PTB), Osvaldo Brolezzi (MDB), Thiago Bittencourt Balderi (PSDB) e Tiago de Faria (Republicanos).

O prefeito Josué Ricardo Lopes e o vice-prefeito Henrique Cézar Coutinho da Rocha também prestigiaram a abertura do ano legislativo. Convidados pela Presidência, ambos adentraram o recinto do Plenário e se assentarem junto à Mesa Diretora, no início dos trabalhos da sessão.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino da Estância de Socorro, os chefes do Poder Executivo e do Legislativo do município fizeram uso da palavra na tribuna.

Ricardo Lopes fez um resumo das realizações, obras e inaugurações de equipamentos públicos no seu primeiro ano à frente da Prefeitura Municipal da Estância de Socorro. O prefeito ainda destacou a importância e a atuação do Poder Legislativo Municipal. “Com tantos esforços, gostaria de destacar o papel fundamental deste Legislativo e, neste ato, a atuação dos nossos vereadores na pessoa do senhor presidente Willhams de Morais, que com coragem, espírito público, eficiência e dedicação vem conduzindo de maneira nobre os trabalhos desta Casa”, ressaltou Lopes.

O presidente da Câmara Municipal também parabenizou o prefeito pelo trabalho realizado em 2021. “Uma administração séria e competente que faz todo possível para atender a população de Socorro da maneira como ela precisa: com humanidade e soluções”, elogiou Willhams Morais. O chefe do Legislativo enalteceu também os vereadores da Casa. “Quero elogiar os senhores vereadores por se portarem honrosamente perante a sociedade e por não darem chances de oportunistas que se valem de boatos para atingir nossas imagens e reputações”.

Willhams Morais recordou ainda das solenidades realizadas pela Casa ao longo do ano passado, como o centenário do jornal O Município e as homenagens aos professores, profissionais da saúde e da segurança pública, e destacou o número de proposituras apresentadas pelos vereadores. “Isso prova toda dedicação e trabalho firme e forte executados em 2021”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.

O chefe do Legislativo Municipal reiterou também o compromisso de relações harmônicas com os poderes Executivo, Judiciário, Ministério Público, e instituições públicas e privadas. “Coloco esta Câmara Municipal à disposição de vossas senhorias. Aquilo que for necessário faremos para contribuir com o desenvolvimento da nossa querida Socorro, preservando o interesse público e o bom exercício parlamentar de nossos vereadores", concluiu Willhams Morais.

96 proposituras

Os vereadores da Câmara Municipal da Estância de Socorro apresentaram 96 proposituras, durante a primeira sessão ordinária do ano. Entre as propostas apresentadas pelos parlamentares estão 11 projetos de lei, 3 projetos de decreto legislativo e 1 projeto de resolução. Foram votados ainda 23 requerimentos e encaminhados 3 pedidos de informação e 55 indicações. O prefeito municipal também encaminhou 3 projetos de Lei complementar ao Legislativo. As propostas dos vereadores e do chefe do Executivo Municipal foram encaminhas pela Presidência, para análise e parecer das comissões permanentes da Casa.

Entre os pedidos de informações encaminhados ao Executivo Municipal, está o do vereador e presidente da Casa, Willhams Pereira de Morais (PTB), no qual o parlamentar solicita informações sobre o funcionamento das fontes de água no Bairro Pompeia.

Os vereadores Marcelo José de Faria (PSDB) e Thiago Bittencourt Balderi (PSDB) solicitaram informações sobre a aplicação de verba destinada para estruturação de unidades de atenção básica de saúde. Marcelo Faria solicitou também informações sobre o número de pessoas autistas no município.

Entre os requerimentos aprovados estão os do vereador Tiago de Faria (Republicanos), nos quais o parlamentar solicita ao Departamento de Estrada e Rodagem (DER) a avaliação de risco de deslizamento de pedras na Rodovia Dr. Otávio de Oliveira Santos (SP-147). Faria também pediu a parlamentares das esferas Estadual e Federal para que apresentem emendas destinando recursos financeiros ao município.

O vereador Osvaldo Brolezzi (MDB) pediu providências à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), para que sejam tomadas providências quanto a instalação de rede de abastecimento de água na Rua José Sargiotto.

Votos de congratulação

O presidente da Câmara, vereador Willhams Pereira de Morais (PTB) solicitou, via requerimentos, para que fossem contados em ata votos de congratulação à Frente Parlamentar de Defesa do Desenvolvimento Humano e Econômico, à Associação Comercial e Empresarial de Socorro (ACE), à Associação de Turismo da Estância de Socorro (Astur), ao Conselho Municipal de Turismo de Socorro (Comtur), a José Roberto Custódio pela participação na Ultramaratona BR 135 Minas Gerais, e à auxiliar administrativa de serviços da Casa Risangela Povinski, pelos vinte anos de serviços prestados na Câmara Municipal.

O vereador Tiago de Faria (Republicanos) pediu para que fossem constados em ata votos de congratulação à Giuliana Macedo pela organização do 1.º Festival de Teatro da Cidade de Socorro (FESTHELP), à Orquestra de Viola Caipira Morena da Fronteira, à Corporação Musical Santa Cecília, pela apresentação durante o “Socorro Luzes de Natal”, ao grupo de Folia Santos Reis do Livramento, à Maria Luka Fagundes, presidente do Instituto Cultura & Arte, e alunos pelas apresentações de recitais no “Socorro Luzes de Natal” e aos artistas Elsa Farias e Ulysses Farias.

Foi constado em ata, a pedido do vereador Marco Antonio Zanesco (PTB), um voto de congratulação à Corporação de Guias Mirins, pelos 50 anos de existência.

O vereador Alexandre Aparecido de Godoi (PSD) também solicitou para que fosse constado em ata um voto de congratulação a Benedito de Godoi, pelos trabalhos realizados como funcionário do setor de limpeza pública municipal.

 

 

Assessoria Imprensa
Câmara Municipal da Estância de Socorro
assessoriaimprensa@camarasocorro.sp.gov.br