Sessões Ordinária e Extraordinária

Vereadores aprovam criação de distrito agroturístico e projeto que torna o Portal Lions um patrimônio socorrense.
Postado em 21/10/2022

Os vereadores da Câmara Municipal da Estância de Socorro, durante as sessões ordinária e extraordinária, ocorridas na última segunda-feira (17), aprovaram sete projetos. Entre as propostas aprovadas está a criação do Distrito Agroturístico Sustentável Caminhos do Serrote. Os parlamentares do município também aprovaram um projeto que torna o Porta Lions um patrimônio cultural, material, histórico e imaterial socorrense.

Portal Lions

O projeto de lei n.º 80/2022 recebeu aprovação dos vereadores, durante as sessões. A propositura torna o Portal Lions um patrimônio, cultural, material, histórico e imaterial de Socorro. O projeto, de autoria do presidente da Casa, vereador William Morais (PTB), com coautoria dos vereadores Airton Benedito Domingues de Souza (MDB), Tiago Faria (Republicanos), Marco Antonio Zanesco (PTB), Lauro Aparecido de Toledo (PTB) e Osvaldo Brolezzi (MDB), prevê ainda que o slogan do portal – “Socorro, onde ainda se vive” – deverá ser preservado. Segundo a proposta, a frase marca o desenvolvimento socorrense do início da década de 1980.

Distrito Agroturístico

Recebeu também a aprovação dos vereadores o projeto de lei complementar n.º 3/2021, que cria o Distrito Agroturístico Sustentável Caminhos do Serrote. De iniciativa do Executivo Municipal, a proposta recebeu uma emenda da Comissão Permanente de Justiça e Redação da Câmara. A emenda acrescenta mais um representante da sociedade civil ao conselho gestor do distrito e prevê que o Executivo Municipal delibere por meio de lei sobre a execução das propostas do plano de gerenciamento, que será elaborado pelo conselho gestor. “A apresentação dessa emenda tem por finalidade assegurar que todas as propostas de alteração sejam efetuadas através de projeto de lei e debatidas pela Câmara Municipal, inclusive com a necessidade de Audiências Públicas”, explica o texto da justificativa da emenda.

Parque Mylton Guinato (Batatão)

Os vereadores aprovaram, ainda durante as sessões, o projeto de lei n.º 97/2022. De autoria do presidente da Câmara, William Morais (PTB), com coautoria do vereador Airton Benedito Domingues de Souza (MDB), a proposta denomina o parque localizado no Bairro Pompéia como “Parque Mylton Guinato (Batatão)”.

Recebeu também aprovação do Plenário dois projetos do vereador Lauro Aparecido de Toledo (PTB). Ambos denominam logradouro público como Rua Natal Montini e Rua Inês Aparecida Volponi da Silva.

Ainda dois projetos do vereador Airton Bendito Domingues de Souza também receberam aprovação. O PL n.º 98/2022 denomina logradouro público como “Praça Irmãos Chehouan”. Foi aprovado também o PL n.º 72/2022.  A proposta cria critérios de denominação de logradouros públicos e próprios municipais.

Requerimentos

Entre os requerimentos aprovados durante as sessões, está o do vereador Tiago Faria (Republicanos), no qual o parlamentar solicita ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) a instalação de uma placa indicativa de acesso ao Bairro dos Rubins.

Também ao DER, o presidente da Casa William Morais (PTB) solicitou a correção de declive acentuado na Rodovia Capitão Barduíno, no acesso ao Bairro dos Nogueiras. O vereador ainda cobrou informações à operadora Vivo sobre providências tomadas em relação ao muro de arrimo que cerca uma antena de transmissão, no Bairro Jardim Carvalho.

Já o vereador Osvaldo Brolezzi (MDB) requereu ao Ministério da Saúde e à Presidência da Câmara dos Deputados que abram discussão sobre o reajuste da tabela SUS. O vereador solicitou ainda a revisão periódica da remuneração dos serviços prestados ao SUS por entidades parceiras, como as Santas Casas e hospitais filantrópicos.

O vereador Lauro Aparecido (PTB) solicitou à Sabesp que antecipe o cronograma de serviço da companhia, para que seja instalada a rede de água e esgoto na Rua Lázara Aparecida de Moraes Oliveira, no Bairro Santa Cruz.

Pedido de Informação

O vereador Marcelo Faria (PSDB) pediu informações ao Executivo Municipal sobre o valor mensal gasto com o Corpo de Bombeiros.

Votos de Congratulação

O vereador Airton Domingues (MDB) pediu para que fosse constado em ata um voto de congratulação à Ecobier pela conquista do troféu “Estande de Ouro”. O vereador solicitou também um voto de congratulação ao socorrense Leonardo Bertuola, pela conquista do 1.º lugar na Copa do Brasil de Canoagem Slalom e pelo 3.º lugar na Canoagem Extremo. Ainda o parlamentar pediu para que fosse constado um voto de congratulação à Prefeitura Municipal, pela realização da “Festa das Crianças”, no Parque da Cidade.

Assessoria Imprensa